top of page

Conheça a naturologia


DEFINIÇÃO DE NATUROLOGIA

Naturologia é o conhecimento da área da saúde embasado no diálogo entre as ciências humanas, sociais, biológicas e práticas advindas de sistemas terapêuticos vitalistas.

O Naturólogo é um profissional com visão ampliada e multidimensional do processo vida-saúde-doença, considerando aspectos físicos, emocionais, mentais, ambientais, culturais, espirituais, sociais.

A relação terapêutica em Naturologia é denominada interagência, postura integrativa e transversal entre naturólogo e o individuo atendido.

A proposta de intervenção é desenvolver e ampliar a autorreflexão, o autoconhecimento e o auto cuidado.

Para tanto, utiliza-se uma abordagem de educação em saúde que desenvolve o entendimento da corresponsabilidade do indivíduo frente à sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Este profissional trabalha com uma perspectiva do cuidado humanizado, da escuta acolhedora, do desenvolvimento do vínculo terapêutico e preconiza a autonomia do sujeito.

Pode-se definir Naturologia como conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, que parte de uma visão multidimensional do processo de vida-saúde-doença e utiliza da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO NATURÓLOGO

O naturólogo atua no âmbito privado e público, com atendimentos individuais na saúde do adulto, da criança, do idoso e da gestante associado, ou não, a equipes multidisciplinares.

Trabalha, também, em consultoria na área da saúde, projetos de promoção e educação em saúde, em pesquisa científica e com gestão de equipes/serviços de saúde relacionados à PIC.

Os locais de atuação deste profissional são diversificados: SPAs, estâncias hidrominerais, ONGs, clínicas de estética, clínicas multiprofissionais no âmbito privado e Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e hospitais no cuidado paliativo e no pré e pós-operatório na área pública.

Na Saúde coletiva, este profissional também trabalha com atividades de educação em saúde e vivências relacionadas às PIC visando à promoção da saúde e a integração social. 

O naturólogo é um estudioso das práticas naturais e um profissional com formação superior.

Principais terapias:

Acupuntura

Auriculoterapia

Massoterapia

Nutrição e Dietas naturais

Aromaterapia

Iridologia

Fitoterapia

Técnicas de meditação

Também:

Litoterapia – Ou terapia com cristais é uma técnica que tem por objetivo harmonizar os campos energéticos de seres vivos.

Os cristais: são um veículo energético capaz de atuar tanto nos campos energéticos mais sutis como em energias densas.

Atuam no físico como no mental e emocional.

A desarmonia causa deficiências que se traduzem em somatização trazendo alterações ao organismo.

Os cristais podem suprir energicamente estas deficiências e também reorganizar a estrutura energética no funcionamento do organismo.

Naturologia é a ciência que estuda métodos naturais, antigos, tradicionais e modernos, de cuidado.

A aplicação dos conhecimentos da Naturologia visa melhorar a qualidade de vida do indivíduo através desses recursos.

SURGIMENTO DA NATUROLOGIA NO BRASIL

Em meados de 1990, aumenta a preocupação em fundamentar e aprimorar o uso e o estudo dos tratamentos tradicionais, complementares e integrativos que, até o momento, englobavam um grupo disperso, em resposta à crescente procura por tais práticas. A partir da exigência do mercado e demandas públicas originadas na constituição do SUS, surge o Bacharelado em Naturologia no Brasil, constituindo uma formação de nível superior para atuar com as PIC.

1994 – Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Doutor Bezerra de Menezes – Curitiba cria o curso técnico em Naturologia.

1998 – UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina – Florianópolis; cria o primeiro curso superior (Bacharelado) de Naturologia do país.

2002 – Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo; cria o segundo curso de Naturologia..

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page